É muito comum profissionais comentarem o quanto é difícil fidelizar clientes. Sugestões diversas surgem para tal, desde a melhora do ambiente (salão) a prática de preços com menor valor. Mais pouco se fala que a maneira como tem tratado sua clientela é que pode estar afastando-a. Aliás muitos acham que até fazem muito. Pois bem uma palavra mau dita – falada poder causar muitos danos na relação CLIENTE X PROFISSIONAL. Ter zelo com as palavras podem evitar muitos transtornos. “O que é preferível: que se cliente invista seu dinheiro no salão ou em terapias?”

1 “MAIS QUE CABELO HORRÍVEL”

Esta frase pode ser fatal! Deve-se ter muita cautela. Ao invés de dizer que os fios estão detonados e acabados, o melhor é sugerir uma hidratação ou um  tratamento que vai dar mais brilho e deixá-los mais saudáveis. O cabeleireiro deve ser sensível para ir além.  Converse com sua cliente e perceberá o momento que ela vem passando e assim saberá o que falar. A melhor alternativa é saber ouvi-lá.

2 “ESTE LOIRO TE APAGOU !”

Em nosso país grande proporção das mulheres querem ser loiras e com fios lisos, não é prudente afirmar a cliente que seu tom de loiro não está valorizando-a. Muitas até afirmam que têm ALMA DE LOIRA. Muito cuidado ao sugerir alterações. Deixe sua cliente expressar-se, não a impeça de expor suas ideias .O contrário pode gerar mal entendido. Para corrigir uma nuance errada o convencimento vem aos poucos.

3 ” O LOOK CURTO TE DEIXA GORDA”

Não deixe essa frase! Serás excluída de todos os contatos e ainda deixará de ser sua cliente. Se a pessoa está com uns quilinhos a mais e quiser cortar o cabelo curto, deve o profissional orientar com DELICADEZA que esse  tipo de visual pode acentuar o volume da bochecha. Tenha a sugestão do visual que ficará melhor. Nesse caso m corte para alongar o rosto.

4 “HOJE EU DECIDO O ESMALTE!”

Gosto não se discute! Por mais íntima que a manicure seja da cliente essa sugestão não existe. A unha é da cliente e ela está pagando; isso já dá a cliente o direito de escolher a  qualquer cor. Sem contar que o que para uma pessoa pode ser fashion para outra pode ser extravagante!

5 “VOCÊ JÁ É DE CASA”

Ir ao salão para muitas mulheres é uma terapia! Ela paga para ter horas prazerosas longe do estresse cotidiano. Cliente detesta ouvir essa frase pois; quem é de casa não tem prioridades! Ela quer atendimento VIP como se fosse a primeira vez que estivesse em seu salão.

6 ” SEU CORTE ESTÁ MUITO BREGA”

Sugestões sobre moda-cabelo sempre são bem vindas. Essa faz parte da consultoria  do trabalho do cabeleireiro. Essa afirmação pode será um desastre no relacionamento profissional-cliente. Ninguém gosta de se sentir menosprezado, desatualizado. Cabe ao profissional informar a (o) cliente através de vários meios existentes (revistas com cortes atuais, sites, etc).  Mesmo assim se ela insistir em manter aquele corte básico, o profissional pode sugerir algumas mudanças onde é possível manter o mesmo corte, de maneira atualizada. Com jeito ao falar é possível conseguir bons resultados e a sugestão do profissional prevalecer.

7 “ISSO VAI TIRAR SEUS FIOS DA UTI”

   Quando o profissional cabeleireiro empurra produtos e ou serviços, ele entra em uma armadilha de mão dupla. Para o profissional porque a insistência pode não soar  bem, e para a cliente que poderá desembolsar uma verba em algo desnecessário. O cuidado se faz necessário quando oferecer algum item. “Citar que existe o tratamento adequado é o suficiente, afinal cabeleireiro não é vendedor e sim consultor. Só que alguns muitas vezes querem salvar o dia com alguma venda.” A atitude significa lucro no curto prazo. Porém não vai contribuir em nada no processo de fidelização da clientela. “Sem contar que, para a consumidora, pode ainda ser uma compra por impulso, emocional”.

8 “VOCÊ PODE ESPERAR 30 MINUTOS?”

   Deixar a clientela a espera é algo que deve ser evitado a qualquer custo. Pior que isso é ela perceber que está sendo atendida às pressas. Se cliente solicitou o horário muito provavelmente ela tem outro compromisso depois, se o atraso for inevitável, não a deixe abandonada. Faça uma cortesia; sirva um cafezinho, chá ou suco.

9 “QUE CABELO DE VELHA!”

   Os fios compridos são  uma paixão nacional! Mantê-lo comprido, não significa estar fora de moda. Eles podem estar atualizados através de camadas o que fará que fiquem mais leves, com franja desfiada, na altura do queixo.

10″O CABELEIREIRO QUE IA TE ATENDER NÃO VEIO”

   Talvez essa seja a frase que mais resume a falta de respeito no atendimento! Imprevistos acontecem! Porém não avisar a cliente com antecedência é sem dúvida decretar o fim do relacionamento com ela. Com  o número de telefone em mãos basta ligar e explicar o ocorrido.